MattafinaTabacos - Campinas
top of page
A escolha certa

Cada charuto é uma obra prima única, elaborado manualmente. Cada um tem sua história para contar, pois não existem dois charutos iguais. Numa mesma caixa de charutos a maioria é de um mesmo padrão, mas com certeza você encontrará alguns excepcionais e talvez um ou outro regular. 
 

A capa deve ser uniforme em termos de cor e textura. Eventuais diferenças são normais (principalmente no fumo “Brasil Bahia”), pois se trata um produto vindo da natureza. O brilho e a textura sedosa e macia são sinais de qualidade.

Para sentir a consistência e verificar a qualidade da construção exerça leve pressão com a ponta dos dedos ao longo de todo o corpo do charuto para verificar se existe algum nódulo interno. O ideal, é que ao ser apertado, o charuto ceda levemente.

caixa de charutos
Regras básicas para se fumar um charuto

Corte a ponta do charuto com um cortador apropriado

Antes de acender o charuto, deve-se inicialmente aquecer sua ponta com a chama.  

 

A seguir, leve-o à boca mantendo a chama a um centímetro de distância. Gire o charuto para que se queime uniformemente.

 

Ao concluir, sopre a última baforada sobre a ponta do charuto para verificar se o mesmo queimou por igual.

​

​

Use fósforo, isqueiro a gás ou uma lasca de folha de cedro (estilha) para acender o charuto

Não use isqueiro com fluido de petróleo. O charuto absorverá seu cheiro característico. Fume lentamente o charuto. Dessa forma você terá um maior prazer e evitará que o charuto fique muito amargo.

 

Desfrute da sensação que a fumaça deixa na boca quando entra em contato com a saliva e estimula as papilas gustativas. Neste momento, você descobrirá as características do charuto que está sendo fumado, como, por exemplo, um gosto mais picante, mais adocicado, de ervas, dentre muitos outros. Seus outros sentidos também o ajudarão neste momento de raro prazer.

​

​

Nunca fume mais que 2/3 do charuto

O superaquecimento do charuto no seu último terço pode prejudicar a sua saúde bucal. Nunca apague o charuto no cinzeiro. Basta deixá-lo em repouso e ele se apagará após alguns minutos.

​

​

O charuto apagou

Se eventualmente o charuto apagar enquanto estiver sendo fumado, retire as cinzas e acenda o mesmo fora da boca. Nunca reacenda um charuto se o mesmo estiver apagado por mais de 20 minutos, pois o mesmo ficará com um gosto amargo e com um odor desagradável.

​

Bebidas recomendadas

Bebidas que enriquecem o prazer de fumar um charuto, dentre outras são:

  • Licores

  • Conhaques

  • Destilados

  • Vinho do porto

​

 

Regras básicas de etiqueta ao fumar um charuto

 

Em sua casa

Estando em sua casa, com seus familiares, é mais fácil notar se a fumaça incomoda alguém. Neste caso, a sugestão é que se escolha um ambiente de preferência bem ventilado, para facilitar a dispersão da fumaça. Nesse local, você poderá se sentir à vontade para desfrutar de seus charutos sem incomodar ninguém. Quando receber convidados em casa, procure saber se o seu visitante tem alguma objeção contra o charuto, e, caso tenha, evite fumar em sua presença.

 

Na casa de amigos

Espere que o dono da casa sugira ou insinue a possibilidade de fumar. Caso sua vontade seja incontrolável, pergunte se há algum local fora da residência onde se possa saborear um charuto sem incomodar ninguém, como uma varanda ou um jardim.

 

Charutos e a hospitalidade

Caso venha oferecer um charuto em sua casa, faça-o segurando a caixa aberta em suas mãos para que o convidado possa fazer a escolha. Você jamais deve escolher o charuto e levar para o convidado.

cortador de charutos
Isqueiro charuto
cinzeiro charuto
charutos cubanos
bottom of page